Na telefonia corporativa, há 3 opções de ferramentas para realizar o atendimento ao cliente. E, em uma grande empresa, o ideal é ter as 3 alternativas à disposição. Mas, se você não tiver condições para isso, qual delas escolher? Não existe uma opção tão melhor do que a outra. No entanto, você deve entender qual delas atende melhor o seu o tipo de empreendimento.
Veja, a seguir, as vantagens e as desvantagens do celular, do telefone fixo e do VoiP e encontre o melhor tipo de telefonia para o seu negócio:
O telefone fixo e a telefonia corporativa
Na telefonia corporativa, o telefone fixo é, entre as 3 ferramentas, a mais antiga de todas. Só que, apesar de parecer antiquado, ele possui as suas vantagens.
A principal delas tem a ver com a credibilidade do negócio. Por ser um equipamento mais formal, o telefone fixo passa uma ideia de profissionalismo para o consumidor — afinal, se você tem um fixo, é porque a loja existe. Além disso, o custo do telefone é bem mais baixo para realizar ligações.
O problema é que ele é uma tecnologia atrasada e bem limitada. Dificilmente o telefone fixo sozinho vai conseguir atender 100% das necessidades da sua empresa, principalmente em uma época cada vez mais tecnológica e cheia de inovações.
O VoiP e a telefonia corporativa
Diferentemente do telefone fixo, o VoiP é a ferramenta mais atual da telefonia que existe. Ele é um sistema, na verdade, que faz ligações via computador (ou até mesmo por meio do celular) sem gastar muito dinheiro com isso.
O Skype é um dos principais exemplos de telefonia VoiP, e você provavelmente já o usou para determinadas situações.
Apesar de ser barato e oferecer uma ligação de qualidade quando a internet é boa, o VoiP tem um problema que é a falta de funcionalidades suficientes para um negócio do século XXI.
Normalmente ele é mais utilizado em treinamentos via telefone, comunicação interna e outras situações. Para atender clientes, ele ainda é um sistema pouco conhecido, uma vez que poucos lidam com essa tecnologia em casa.
O celular e a telefonia corporativa
O celular está entre o telefone fixo e a tecnologia VoiP. Sendo assim, trata-se da alternativa mais completa entre as 3 tecnologias. Isso porque você pode fazer ligações comuns — como se faz no fixo — e também é capaz usar a tecnologia VoiP.
Além disso, há a possibilidade de utilizar aplicativos de conversa, como as redes sociais e o WhatsApp. Ou seja, o celular é uma ferramenta praticamente perfeita para usar na sua empresa.
O único problema é o seu custo, que ainda é muito caro. Uma conta de telefone pode ser assustadora. Por isso, ao instalar um celular corporativo na empresa, imponha limites e crie regras para o uso dos dispositivos móveis.
Agora que você entende melhor sobre os tipos de telefonia corporativa ideais para a sua empresa, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as opções que oferecemos. Basta acessar o nosso site!