Negócios

11 dicas para melhorar a comunicação com o cliente

Uma boa comunicação com o cliente é a chave que poderá abrir as portas do sucesso profissional, trazendo excelentes oportunidades de negócios para o seu empreendimento. Mas não basta somente se comunicar, você deve fazer com que o receptor interprete a sua mensagem da maneira como você gostaria.

Quer saber como? Acompanhe este post e conheça 11 dicas para melhorar sua comunicação com o cliente, prospectando cada vez mais — e melhor.

1. Adapte seu repertório comunicacional

Independentemente do ramo de atuação, sua empresa atenderá aos mais diversos tipos de pessoas, por isso, estude seu consumidor, seus hábitos, perfil sociocultural, vocabulário e alinhe seu discurso para criar uma conexão efetiva com seu público.

2. Procure ouvir atentamente seu cliente

Para entregar produtos e serviços de melhor qualidade, o vendedor precisa estar atento às necessidades de seu cliente, logo, é um dever de quem quer atender melhor ouvir com atenção, respeito e empatia.

3. Seja direto no atendimento

Quando queremos contornar pontos negativos em uma negociação, muitas vezes caímos no erro de encher nosso discurso com informações pouco relevantes, mas em vez de trazer uma solução, essa ação servirá somente para entediar o receptor.

Por isso, não faça rodeios e nem tente enrolar o seu consumidor!

4. Seja especialista no que que vai falar

Anote os principais pontos do discurso, como uma colinha básica que normalmente utilizamos em apresentações acadêmicas. Além de você estar mais preparado e confiante, seu cliente se sentirá mais satisfeito e seguro com a sua objetividade e assertividade.

5. Treine o seu poder de persuasão

A habilidade de influenciar as pessoas com argumentos convincentes parece uma habilidade nata para alguns, porém a boa notícia é que qualquer um pode aprimorar essa competência por meio de algumas técnicas.

Por isso, ouça com atenção, mostre interesse genuíno e coopere sempre que puder. Esses são passos importantes para criar audiência com seu público, aumentando as chances de que aceitem suas ideias.

6. Use de forma adequada as redes sociais

Para saber qual tipo de rede social está mais de acordo com o seu negócio, identifique qual a mensagem que sua marca deseja passar aos clientes nas plataformas da web. As mídias digitais podem trazer muita visibilidade, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Por isso, tenha cuidado com o conteúdo oferecido.

7. Seja atencioso na comunicação com o cliente

Concentre-se no problema de seu consumidor e dê a ele total atenção, evitando pausas desnecessárias que comprometam sua produtividade e principalmente a qualidade de seu atendimento.

8. Evite transferir as chamadas

Não há nada mais desagradável para um cliente do que ser transferido diversas vezes e ter que repetir sua fala para cada um dos atendentes. Somente transfira a chamada quando for realmente necessário.

9. Evite usar gírias

Em um ambiente profissional, não cabe utilizar vocabulário inapropriado com os colegas de trabalho, gestores e principalmente com os clientes. Por isso, use a formalidade na medida certa em sua fala e escrita.

10. Leia sempre que puder

O hábito da leitura, além de proporcionar lazer e conhecimento, também contribui para a melhoria de nosso vocabulário. Para quem não gosta de atividade, vai aqui uma dica: comece a ler os assuntos que sejam do seu interesse.

Se aprecia as histórias de super-heróis, leia os quadrinhos da Marvel ou DC. Se for apaixonado por moda, acompanhe posts sobre as tendências da estação.

11. Contrate planos de celular corporativo

O uso de celulares corporativos é uma forma mais eficaz e econômica na comunicação das empresas, porém sua utilização também poderá melhorar o relacionamento com o cliente, que poderá ser atendido a qualquer hora. Outra vantagem dos planos de celular corporativo é o pacote de dados com acesso à internet.

Agora que você já conheceu as dicas para melhorar sua comunicação com o cliente, proponha essas práticas aos seus superiores, pares e liderados.

Para receber mais posts e dicas sobre atendimento, acompanhe nossas postagens nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram. E, claro, entre em contato com a Liga Telefonia em caso de dúvidas. Até a próxima!

Sobre o autor

Liga Gestão em Telefonia

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