O celular corporativo deixou de ser um luxo nos dias atuais para se tornar uma ferramenta essencial para um trabalho eficiente. Ele é mais um meio de comunicação que contribui tanto para um atendimento de qualidade aos clientes quanto para o relacionamento interno da equipe da empresa.
Apesar disso, é muito comum que os gastos com o celular sejam muito caros para as empresas. Felizmente, isso pode ser facilmente contornado com uma boa gestão.
Neste post, trazemos 4 dicas para você gerir bem o uso do celular corporativo dentro da empresa em que trabalha. Acompanhe:
1. Crie regras de uso do celular corporativo
Para evitar que os colaboradores usem o celular excessiva e desnecessariamente, você precisa criar regras e deixá-las bem claras para todos da equipe.
Detalhe em quais tipos de situações o aparelho pode ser utilizado, se é permitido fazer ligações para números fixos ou móveis e quais operadoras devem ser usadas. Também determine o que pode ser resolvido por outros canais de comunicação ou via WhatsApp e outros aplicativos, em vez de por ligações.
Assim, você evita as surpresas desagradáveis no fim do mês com uma conta altíssima pelo uso indiscriminado do celular corporativo.
2. Escolha o aparelho certo
Além do plano de telefonia contratado, o aparelho a ser usado também precisa atender as necessidades do seu negócio. Investir mais em um modelo um pouco mais caro, mas que tenha mais funcionalidades, pode resultar em economias a longo prazo.
Por exemplo, um smartphone permite a comunicação via internet por meio de aplicativos, o que pode eliminar a necessidade de realizar ligações.
3. Contrate uma empresa de gestão
Um bom serviço de gestão em telefonia pode ajudar e muito neste quesito também! Você não precisa perder tempo com as operadoras e ainda fica tranquilo nas mãos de uma empresa especializada.
Além de economizar na fatura, você ainda pode ter planos personalizados que atendam sua demanda e necessidade, sem contar com a melhor qualidade do serviço. E sem precisar pagar caro por isto!
4. Estipule um limite de gastos no celular
Outra forma de reduzir a conta de celular no final do mês é estipular um limite de gastos para seus funcionários. Isso pode ser feito tanto diretamente no plano contratado com a empresa de telefonia quanto por meio de um acordo interno feito com a equipe.
Seja transparente com os funcionários e deixe claros os motivos pelos quais vocês precisam reduzir os gastos e os cálculos feitos para estipular o novo limite. Você também pode pensar em maneiras de compensar os colaboradores que conseguirem aderir à nova política, desde que isso não resulte em mais gastos, é claro.
Se, mesmo com todas essas medidas, os funcionários ainda não estiverem respeitando o acordo, é preciso avaliar se é o limite que está baixo demais ou se é a equipe que não está tendo disciplina. Se for o segundo caso, a melhor solução é reduzir o número de minutos diretamente no plano contratado. Dessa maneira, você evita surpresas com contas altas demais no final do mês.
Caso tenha alguma dúvida ainda sobre a gestão do celular corporativo, entre em contato com a gente!