O telefone é uma das tecnologias mais antigas utilizadas para atendimento ao cliente. Porém, ela se mantém forte, porque também sabe passar por transformações e inovações. Por isso sempre aparecem tendências em telefonia no país e no mundo.
Essas novidades são importantes, porque o telefone faz parte de um aspecto cultural muito forte dentro do Brasil e de outros países. Ele é necessário para que uma empresa tenha um bom relacionamento com os seus clientes e também seja vista com credibilidade.
Por isso, confira abaixo cinco tendências em telefonia que vão fazer você inovar cada vez mais o sistema de atendimento da sua empresa.
1. O reconhecimento por voz
Esse tipo de estratégia já é usada em menor proporção e em alguns casos bem específicos. Porém, o estudo sobre essa área tem crescido bastante e em pouco tempo as empresas vão ter essa funcionalidade em seus telefones.
O reconhecimento de voz é uma maneira prática, objetiva e eficaz de saber quem é o seu cliente só pelo ‘olá’ que ele dá à atendente eletrônica. E isso vai ajudar muito na base de dados e em todo o relacionamento com os consumidores da sua empresa.
2. O vídeochat
Essa é uma realidade que alguns planos de telefonia empresarial já ofertam. O vídeochat vem de experiências com bons resultados em aplicativos como o Skype e o próprio Facebook.
Agora, a sua empresa vai ter a oportunidade de fazer isso via uma ligação do cliente para o seu serviço de atendimento.
Essa estratégia deve ser muito utilizada antes da venda dos produtos, quando o cliente quer conhecer mais sobre a empresa e tirar suas dúvidas. Ver o atendente do outro lado é sinônimo de credibilidade e o vídeochat vai ajudar e muitos nos lucros do seu negócio.
3. Os novos planos como tendências em telefonia empresarial
Um grande problema enfrentado por muitos empreendedores são os planos de telefonia empresarial disponíveis no mercado. Vários deles possuem graves problemas, desde estruturais até mesmo com pagamentos e cobranças indevidas.
A tendência é que esses planos passem por modificações cada vez mais fortes, com as novidades do mercado e também com a fiscalização cada vez maior dos clientes. Principalmente agora que você tem a opção de contratar até uma consultoria para escolher o melhor plano para a sua empresa.
4. Os multicanais
Com o avanço da tecnologia que cresce a cada dia mais, os multicanais vão ter uma importância maior do que têm atualmente.
Os seus serviços de atendimento vão se tornar completamente digitalizados e computadorizados e muitas outras funcionalidades vão aparecer para facilitar o seu trabalho.
É preciso estar atento às inovações e às tendências em telefonia. Só assim você não vai ficar de fora do mercado. Não deixe o seu concorrente te ultrapassar.
5. O avanço da telefonia digital
Com os multicanais e as inovações nos planos de telefonia empresarial, o digital vai ganhar mais força do que tem atualmente.
Esse avanço na telefonia digital tem principalmente a ver com o voip, um tipo de ligação via computador que cresce muito em todo o mundo. O exemplo mais famoso é o Skype que é usado até para comunicação interna em agências de comunicação e outras empresas.
Esses serviços de voip vão estar presentes nos novos planos de telefonia empresarial e isso vai ajudar muitos os empreendedores.
A telefonia digital é mais barata, pode conter um banco de dados próprio, tem evoluído na qualidade da ligação e tem tudo para ser a grande inovação nesta área.
Se gostou deste texto e quer saber mais sobre as tendências em telefonia voltadas para a sua empresa, entre em contato com a gente e saiba quais soluções são perfeitas para você!