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Como resolver os problemas de telefonia da empresa?

telefonia da empresa

Realizar uma boa gestão de telefonia da empresa é um dos maiores desafios para o tomador de decisões. Afinal, a quantidade de informações é tão grande que, muitas vezes, o gestor não tem tempo para analisar o departamento com a devida atenção.

Não é à toa que grande parte das empresas enfrenta problemas de telefonia atualmente. O que acaba gerando prejuízos e desperdícios de recursos que poderiam ser aplicados em outros departamentos.

Pensando nisso, neste post veremos quais são os maiores problemas de telefonia da empresa, e como resolvê-los. Continue lendo e confira!

 

3 problemas comuns de telefonia da empresa

De fato, a má gestão do setor de telecomunicações de uma organização pode trazer uma série de prejuízos para seus processos internos e externos. Vejamos, então, quais são os 3 problemas mais comuns quanto a isso:

1. Descumprimento de acordos de planos

Sem dúvida, as operadoras de celulares são as empresas campeãs de reclamações na Anatel e no Procon.

Entre as queixas mais comuns contras elas está o descumprimento de acordos dos planos assinados. Isso porque, em boa parte das vezes, as operadoras acabam entregando e cobrando por serviços diferentes dos informados no momento da contratação.

Nesses casos, as reclamações costumam até são levadas para a esfera judicial — tamanha é a diferença entre o contratado, o que está sendo pago pela empresa e o que, realmente, está sendo entregue pela operadora.

De fato, trata-se de uma situação muito difícil de prever. Por isso, é importante que o gestor analise, detalhadamente, o serviço que está sendo pago e o serviço que a operadora está entregando.

E, quanto a isso, uma boa alternativa para avaliar se a operada está mesmo cumprindo com as cláusulas contratuais pode ser realizar uma auditoria.

2. Contabilização inadequada dos planos de dados

A contabilização indevida dos planos de dados também é um problema muito comum, o que acaba gerando mais custos para a organização. Muitas vezes, a organização acaba pagando por serviços que nem sequer foram utilizados.

Se a sua empresa não realiza uma contabilização apurada dos dados utilizados, provavelmente você está pagando mais do que deveria. Então, para evitar isso, será preciso realizar uma análise apurada dos planos de dados a fim de garantir que tudo está seguindo adequadamente, conforme o contrato.

3. Cobranças indevidas

Outro grande problema enfrentado pelos setores de telecomunicação são as cobranças indevidas. Mas, como a rotina de um gestor é muito agitada, sabemos que nem sempre é possível realizar uma verificação minuciosa sobre os números e valores cobrados.

Assim, com uma gestão da telefonia da empresa ineficiente, acumulam-se prejuízos e problemas nos processos internos, que acabam afetando os resultados e a saúde financeira da organização como um todo.

Por isso, além de conhecer os maiores problemas do setor, é essencial contar com uma auditoria e uma boa consultoria de gestão de telefonia, para otimizar os resultados da empresa. Isso te permitirá identificar gastos indevidos, cobranças abusivas e uma série de outros problemas que podem prejudicar os resultados da sua organização.

 

Motivos para você contratar uma auditoria de telefonia

Como dissemos, a melhor forma de resolver os problemas de telefonia da empresa é contar com uma empresa especializada em gestão de contratos de telefonia móvel, fixa e de consumo de dados. Ainda não está convencido? Vejamos, então, outros três importantes motivos:

 

1. Redução nos custos da telefonia

Por meio da auditoria de uma empresa especializada, é possível levantar todas as informações relacionadas à utilização da telefonia e dos dados, a fim de identificar se os gastos e cobranças estão dentro do planejado.

Além disso, uma auditoria também ajuda a identificar o caráter das chamadas e o tempo de duração das ligações, o que contribui diretamente para a redução dos custos e gargalos desse setor da empresa.

2. Estruturação da gestão de telefonia

Outro dos principais motivos para contratar uma auditoria de telefonia é a possibilidade de estruturar o sistema de telecomunicações da sua empresa. Afinal, com sua análise detalhada, fica muito mais fácil determinar qual é o perfil consumidor da sua organização, de acordo com todos os setores.

Isso te permitirá distinguir os recursos necessários e essenciais para cada departamento, sem realizar gastos desnecessários.

3. Possibilidade de investir em outras áreas

Enfim, com a gestão de telefonia da empresa em dia, você conseguirá acumular mais recursos que poderão ser utilizando em investimentos — seja na otimização de processos internos, no desenvolvimento de um novo produto, na compra de melhores equipamentos etc.

 

Como escolher uma consultoria de gestão de telefonia?

Bom, agora, vale ressaltar que contratar uma consultoria de gestão de telecomunicações é uma atividade complexa. Como se trata-se de um setor muito importante para qualquer empresa, uma escolha equivocada, na pior das hipóteses, resultará em perda de tempo e dinheiro.

Vale a pena, portanto, considerar algumas dicas na hora de escolher uma consultoria de telefonia da empresa:

Converse com quem já utilizou o serviço

Pesquise os cases da empresa e entre em contato com alguns de seus clientes. Pergunte-lhes como foi sua experiência, o atendimento e a qualidade da consultoria realizada. Essas informações serão essenciais no momento da sua escolha.

Desconfie de preços baixos demais

De fato, o serviço de consultoria não é barato. Então, desconfie se a sua empresa receber propostas que fogem dos valores praticados no mercado. No fim das contas, o barato pode sair muito caro.

Fique atento na agilidade do atendimento

Faça contato, exponha suas dúvidas sobre o serviço e as soluções oferecidas. Além da qualidade das respostas, preste atenção na agilidade do atendimento. Se a empresa demorar a te responder, isso pode indicar que o processo de comunicação dela não está alinhado com os interesses dos seus consumidores.

Enfim, como vimos, manter uma boa gestão de telefonia da empresa trará uma série de benefícios e vantagens para a organização. A começar pela redução de custos, que poderá ser sentida a curto prazo. E, com isso, você contará com mais recursos para investir e aplicar no desenvolvimento da empresa.

Então, gostou do nosso post? Como você costuma resolver os seus problemas de telefonia da empresa? Se sobrou alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de falar com a gente!

Sobre o autor

Liga Gestão em Telefonia

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