Toda empresa necessita de uma comunicação interna clara e objetiva com os seus colaboradores. Por isso, facilitar a transmissão de mensagens que acontecem dentro de uma organização — seja dos líderes para os subordinados ou entre empregados do mesmo nível — é fundamental.
As informações claras além de evitarem erros ou boatos no diálogo, também proporcionam o sentimento de pertencimento do funcionário, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e projetos da companhia.
Com algumas ações e atitudes simples, o comunicado interno se torna mais prático e efetivo. Confira abaixo 5 dicas essenciais para melhorar sua comunicação interna:
1. Centralize suas divulgações
Se as notícias estiverem indisponíveis, fica impossível que todos fiquem sabendo o que está acontecendo. O ideal é centralizá-las e ter certeza que grande parte dos seus trabalhadores tenham acesso a elas.
Portanto, coloque murais de avisos em áreas estratégicas, pois serão interessantes para funcionários sem acesso a e-mails ou que não tiveram tempo de ler os avisos e comunicados.
Com os e-mails, mais pessoas poderão acessar e a mensagem será transmitida da maneira certa. Porém, utilizando somente esse meio você corre o risco de ter suas mensagens ignoradas e simplesmente não lidas.
2. Alie-se a tecnologia e facilite a comunicação interna
A tecnologia pode ser uma grande parceira. Usando aplicativos, videoconferências e comunicadores instantâneos, todos conseguirão conversar.
Se existir uma Intranet, use-a! Coloque matérias que possam ser de interesse para todos, tanto funcionários quanto a companhia, como mercado atual e política. Também vale a pena falar de procedimentos padrões, boas práticas, manuais e até mesmo notícias do RH, como novas contratações, promoções e transferências de área.
3. Dê abertura aos colaboradores
Saber ouvir é imprescindível, assim pode-se avaliar as expectativas dos colaboradores, receber ideias que podem ser úteis para a organização e valorizar o colaborador.
Invista em um canal direto para sugestões, dúvidas ou críticas! Isso ajudará para esclarecer alguns pontos além de evitar boatos e especulações.
4. Otimize processos
A burocracia deve existir ocasionalmente, em especial para empresas grandes. Contudo, ter muitos processos burocráticos acaba distanciando os empregados.
Como exemplo, utilize o canal explicado no item anterior. Imagine se você quisesse dar uma sugestão ou enviar uma crítica e precisasse preencher 3 formulários, conversar com várias pessoas e enviar e-mails? Por isso, simplifique processos e torne as coisas mais rápidas e acessíveis para todos.
5. Invista em um plano de telefonia
Busque opções que se adequem às características do seu negócio, considerando número de linhas, perfil de utilização e orçamento destinado. Para isso, é primordial o apoio de uma parceria especializada, pois garantirá a análise minuciosa do que você precisa.
Dependendo do tipo de comunicação, a urgência é essencial. Muitas vezes não dá para esperar até o encontro pessoal das pessoas envolvidas, pois podem estar viajando ou visitando um cliente. Então saiba que mesmo com tanta tecnologia disponível, o telefone ainda é o meio mais fácil e rápido.
Outro ponto relevante é a economia e o controle de gastos, visto que existem operadoras que oferecem planos para celulares corporativos com ligações locais intragrupo à vontade, possibilitando corte de custos e a contabilização de cada gasto no fim de cada mês.
Com pequenas mudanças e investimentos, é possível melhorar a comunicação interna e, consequentemente, trazer muitos benefícios para o negócio.
E então? Entendeu mais sobre a comunicação interna? Aproveite e veja também nossas dicas de como reduzir os custos com telefonia na sua empresa!